"Faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante. Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vidinha isolada do passado...e nos perderemos no tempo... Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo : não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades... Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores...mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos !" - Vinicius de Moraes



terça-feira, 29 de novembro de 2011

Silenciar é um bom começo...

Muitas coisas , muitos fatos , muita diferença de como o mês começou e como ele está terminando... Assim como esse ano também , começou de um jeito , trouxe outros caminhos , novas respostas , muitas lembranças , mas agora , ao seu término , tudo o que era antes já não é mais a mesma coisa , já não são mais os mesmos tempos e mudou-se o cenário da realidade.
Sigo em um período de alta , extrema observação e meditação dos caminhos que por mim andam passando , já sem muito querer recuar , mas também sem nenhuma noção do para onde ir. É tudo desconexo , é tudo mais ou menos quando a gente resolve que tem de viajar , mas ainda não sabe para onde , ainda não comprou passagem , ainda não provisionou nenhuma bagagem. É ainda tudo incerto , é ainda um meio termo que não dá sustância e nem se sustenta.
O período é de alta densidade e de alta complexidade também porque muita coisa que importava , hoje já não faz diferença nenhuma. Muita coisa que era assim , hoje está assado. Muita coisa que foi de ontem nem será mais o do amanhã que era tão esperado.
E aqui , assim , mantenho-me a observar , apenas , na mansidão e na inquietude dos meus pensamentos diversos , sim , porque eles se mantém calmos enquanto se inquietam e é sempre o paradoxo complexo de tudo aqui dentro.
Mas as palavras também me fazem bem , me fazem colocar um pouco de ordem no caos , ou pelo menos deixam sair aquilo que a mente insiste em ficar pensando , em ficar martelando , em ficar mostrando. A mente é um troço danado e se a gente não refreia ela com a força de um impulso dominado, racionalizado para que ela possa pensar nas próprias palavras que está a escrever , ela começa a pensar em coisas desnecessárias e ela faz também todo um desenho desnecessário de ideias insubstanciais que não se colocam em lugar nenhum e nos deixam a vagar por entre nós mesmos. Confuso isso , né ?
É a confusão que brota e que sabe que já chegou a hora de instalar o silêncio. O silêncio de não buscar mais nenhuma palavra. O silêncio de tentar encontrar onde está a si mesmo em meio a toda essa confusão. Eu já observei todas as pessoas , eu já passei algumas horas a buscar soluções no computador , nos livros , nos manuais , nos dicionários , nas canções , nas pilhas de roupas sempre desarrumadas pela casa que sempre pedem por organização. Eu já olhei pela janela , já percorri outros caminhos e voltei para casa. Já saí à noite , já saí de dia. Já acordei , já dormi. Já comi, tomei banho , escovei os dentes e vi o tédio me abandonar. Já deixei meus dedos cansados de tanta escrita , já marejei meus olhos em meio a tantas letras de tantas frases percorridas e nada adiantou. Só o silêncio resta. Só o silêncio apruma. Só o silêncio traz de volta. Só o silêncio põe no lugar. Só o silêncio organiza o que ainda nem começou. Mas nem o novo Sol nasce do silêncio , mas é no silêncio de todas as noites que o amanhecer se realiza...

Um comentário:

Will Lukazi disse...

Oi van...

...e a gente começa o ano de um jeito, no meio dele já nos transformamos e quando chega ao seu fim já somos outros. Nesse meio tempo, sorrimos, choramos, sofremos, brincamos, viajamos, conhecemos novas coisas, novos programas de TV's surgem, lemos coisas novas, notamos outros ângulos as mesmas coisas e eis que nos modificamos e já não somos nem sombras daqueles que começaram esta viagem de 365 dias, salvo os bissextos. Acho que é como você falou, no fim resta-nos o silêncio, mas não o silêncio inútil, mas o silêncio reflexivo, pois como vc disse o silêncio costuma colocar as coisas no seu lugar.

Ah Van, as vezes dá um vazio enorme bem no meio do nosso espírito, minha amiga...eu me sinto assim por vezes e vezes e vezes.

''no silêncio de todas as noites é que o amanhecer se realiza''...isso é o principal.

Estou triste hoje!

Beijo!