"Faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante. Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vidinha isolada do passado...e nos perderemos no tempo... Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo : não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades... Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores...mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos !" - Vinicius de Moraes



quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Aprender é uma arte !

Na caminhada intensa do dia a dia , quanto mais reflito , mais descubro que todos os dias aprendo muito com infinitas coisas , a cada fração de segundo , a cada novo momento vivido. O aprendizado está para nós , assim como o Sol está para a Terra , como o ar está para a Vida , como a imensidão está para o Universo e essa interligação não cessa nunca.
Porém , é preciso confessar que , para aprender é necessário manter-se aberto , manter o pensamento livre e a alma desperta. É preciso também cultivar a humildade e entender que é absolutamente impossível ser inteiramente sábio a respeito de algo , porque tudo muda rapidamente , assim como novos conceitos surgem , novas tecnologias e dali há um segundo nada mais é como fora antigamente e , aquilo que sabíamos e dominávamos passa hoje , necessariamente , por uma mudança e também torna-se preciso aprender com elas , as mudanças.
Aprender faz parte do ser humano , faz parte do viver , faz parte do crescer e do evoluir. Aprender torna-se , então , uma arte , a partir do momento em que decide-se ser uma pessoa mais participativa , mais livre , menos dominadora , mais aberta para as informações , com o coração desperto para essa realidade que nos habita e nos transforma todos os dias. Para aprender é preciso querer e é preciso transformar-se e entender que hoje é um bom dia para aprender , hoje é sempre um bom dia , um dia especial e nunca amanhã, apenas por uma questão de tempo...
A arte de aprender está incluída também em saber que nunca seremos bons o bastante para driblarmos o tempo , nunca teremos inteligência o suficiente para ultrapassarmos os desígnios mágicos da criação. Para aprender é necessário querer ser pequeno , dominar-se , querer ser apenas um minúsculo grão de areia nesse Universo que nos molda e nos aperfeiçoa a cada instante. Para aprender é necessário também desaprender e esquecer-se daquilo que já foi , daquilo que já não mais faz parte , daquilo que já não pertence.
O dia ensina , assim como a noite. A tristeza é uma mestra importante , assim como a alegria. A dor é especialista , assim como o amor que nunca nos abandona por mais vezes que se perca de nós. A felicidade é de uma maestria imensa , assim como a saudade é uma mistura de mestre e discípulo quando nos acompanha. A Vida é um caminho que se constrói pelo aprendizado diário , mas sem esquecermos que a morte também é certa e também traz as suas lições em seu bolso escuro e profundo. A solidão faz crescer e amadurecer os pensamentos e a força , assim como ser parte integrante do mundo ensina que podemos ser maiores se estivermos juntos defendendo uma causa importante. Tudo pode ser aprendido quando se está no caminho da evolução contínua e todos os dias uma nova aula está a postos , esperando pelo nosso despertar e pelo trilhar dessa busca que não cessa.

Nenhum comentário: