"Faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante. Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vidinha isolada do passado...e nos perderemos no tempo... Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo : não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades... Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores...mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos !" - Vinicius de Moraes



sábado, 30 de abril de 2011

Casamento Real (mas não falarei aqui sobre o da realeza britânica...)

Embora o acontecimento do ano de ontem tenha sido o tal casamento do príncipe William e da bela Kate , não é sobre esse casamento "real" de que vou discorrer as minhas mal traçadas linhas hoje , mas sim , do casamento que importa a grande e esmagadora maioria que assistiu as bodas de ontem , se encantou com a magnitude da cerimônia e seus exageros todos da elite britânica : o casamento REAL !

Atualmente muitas pessoas ainda se casam e constróem imensas expectativas acerca do casamento e esses ensaios se iniciam desde os preparativos em que muitos gastam rios e rios de dinheiro em cerimônias espetaculares e grandiosas e outros que seguem pagando prestações a longo prazo para conseguirem , enfim , terem uma cerimônia e festa inesquecível que lhes serão memoráveis por toda sua vida.


Acontece que o casamento não é só isso... Tudo bem , que no mundo jurídico , o casamento seja apenas um contrato entre duas pessoas que reseolvem se unir em prol da constituição (ou não) de uma família e , com os avanços da atualidade até mesmo já se é possível , em alguns países a união de pessoas de mesmo sexo. Outro dia li até que muitos , se preocupam tanto com esse intermédio das relações , que estão adotando um contrato que determina que ambos são apenas namorados , para que a relação , mesmo que perdure por alguns longos e bons anos não passe a ser considerada União Estável... é, a preocupação com os bens já antecede as núpcias na modernidade , achei isso meio preocupante , dentro da minha visão mega romântica e apaixonada de todas as coisas não me cabe duas pessoas se resguardarem do direito de dizerem que são apenas namoradas e não estão vivendo uma União Estável , sou mais das antigas , em que se confiava bem mais nas pessoas e não precisávamos de tantos contratos jurídicos , mas enfim... as coisas mudam.


O casamento não vem com manual de instrução e , a partir do momento em que compartilhamos do universo do outro temos de nos adaptar e nos acostumar com uma série de coisas que antes , não nos preocupava tanto , coisas que antes , talvez não nos importassem tanto , mas que dentro do mesmo teto são coisas que esmagadas pela rotina do dia a dia passam a nos atormentar e se não tivermos mesmo racionalidade , nos levam ao ápice da loucura e devemos encará-las , pelo menos em sua grande maioria , com leveza e bom humor para não saturarmos e não transformarmos nossa vida num verdadeiro inferno.


Além disso , as obrigações e responsabilidades divididas exigem também um preparo e um amadurecimento que , antes do casamento nem chegam a serem cogitadas , mas depois ao passar dos dias , nos encobrem e nos trazem verdadeiras batalhas se não souberem ser bem administradas. O casamento não é de todo mal , mas exige muita paciência , tolerância , cumplicidade , disponibilidade , jogo de cintura , racionalidade , diálogo e concordância , além é claro do amor sempre elevado ao seu grau máximo e a paixão sendo mantida em níveis de satisfação , caso contrário a relação não se sustenta. Poderíamos ainda incluir a eterna amizade , admiração e respeito entre ambos para temperar toda a química do amor e ainda assim , contarmos com as benesses do tempo para que o relacionamento consiga superar os altos e baixos impostos pela rotina e pela montanha de obrigações que a vida nos toma todos os dias.


É , o casamento REAL não é fácil e os príncipes e princesas da realidade devem estar muito bem certos da decisão que tomam em suas vidas e devem ter claro no coração que o propósito é divino , lindo e maravilhoso , verdadeiro conto de Fadas , mas que precisa de empenho e dedicação mútuos e esforço árduo da parte dos protagonistas para dar certo ! O casamento vai muito além do vestido da noiva , do buquê , da escolha dos padrinhos , da cerimônia ou da festa , devendo ir além até das alianças e dos pactos que fazemos conosco mesmos... E que sejamos felizes para sempre !

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Querer Cuidar

É sempre assim , uma preocupação constante , um cuidado imenso , um carinho...será que é errado ou incorreto essa vontade imensa de querer compartilhar as dores , os sofrimentos e de querer que todo mundo a minha volta fique sempre bem ? Gosto disso , da harmonia de que todos estejam bem , bem cuidados , bem amados , bem felizes , revigorados. Essa sensação me dá muito prazer e uma satisfação imensa quando percebo que está tudo bem. Sou assim , sempre fui e morrerei desse jeitinho.

E é um cuidado de preocupação mesmo , quero saber , quero ver , quero falar e perceber se a coisa está bem mesmo , na real e faço todo o possível para que assim se mantenha sempre. Se um(a) amigo(a) meu sofre , sofro junto , compartilho , dou a mão , o ombro pra chorar , tento fazê-lo sorrir novamente , quero deixá-lo melhor do que quando o encontrei , mesmo que seja tudo online (MSN,SMS,EMAIL,BLOGGER,FACEBOOK...) , quero que ele se sinta acolhido , abraçado , carinhado , afagado e volte melhor do que tenha chegado até mim. Acho até que essa seja uma certa missão minha , de acolher e de cuidar com amor e zelo mesmo.

E nem precisa pedir muito , quando vejo já estou lá...fazendo mesmo e gosto muito disso , dessa sensação , desse despertar , desse prover o outro de cuidados. Fico feliz e grata pela vida , por ter amigos , por gostar , por poder amar de alguma forma e amar pra mim é isso também. Aliás pra mim , já disse e repito : a amizade é o amor que nunca morre , já dizia o meu fofíssimo e amado Mário Quintana. Chegou perto de mim , já sabe... vai ficar bem cuidado. E tenho dito !

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Tá tudo tão vazio aqui , é assim mesmo ?

Desde que esse "tal de amor" resolveu partir e colocar sua banda pra tocar em outro lugar que as coisas ficam assim , tão vazias... Será que ele é mesmo tudo aquilo que faltava , já dizia Nando Reis...

Por quê nos importamos tanto com algo assim , tão abstrato mas que é pauta da vida desde as mais tenras descobertas da idade ? Por quê algo que não vemos , não sabemos que cara tem , nem quantos anos , não sentimos cheiro e nunca tocamos é capaz de nos deixar assim , à mercê de nossas loucuras e irrealidades ?


Confesso que quanto mais respostas busco a tais perguntas menos conclusões tenho acerca do amor , esse bandido ou mocinho ? Herói ou fiasco ? Louco ou irresponsável ? Quem é esse tal de amor mesmo ? Devo concordar com meu amigo Super Will quando disse em seu Blog que o problema maior é sua distribuição , é uma matéria que precisa ser melhor balanceada !


E na hora em que o tal amor foge (ou se esconde) , como dizia Cartola , acontece um tal vazio no peito , uma dor de saudade , sei lá o quê... tentando advinhar onde está se escondendo esse tal amor que brinca sempre a todo instante ,  provoca ,  instiga e  condena com suas nuances tão reais e sempre imagináveis e cada vez mais profundas.


Entre músicas e versos , sonetos e sonhos encobertos ainda recorro a Renato Russo com a sua pergunta fatal : Quem inventou o amor ? ... Quem mesmo ? Será que o peito e a vida continuarão assim , tão esvaziados depois de tanta tempestade ou isso é só o mar recuando a espera do Tsunami ? Ninguém responde e nem mesmo eu sei onde encontrar a solução desse dilema. Tantas perguntas , nenhuma resposta e é assim mesmo quando ele some. Volta aí , amor , vamos conversar mais .... Me explica sobre você , então , quem sabe eu te decifro de uma vez ou você me devora...

terça-feira, 26 de abril de 2011

E quando nada adianta ?

Os dias passam , uns sobre os outros , uns após os outros e o tempo cumpre seu papel. Enquanto o coração segue o mesmo , pesado , pesando e pensando naquilo que não deve mais pensar , lembrando daquilo tudo que deve apenas esquecer. E nem o tempo , esse sórdido soldado , é capaz de atacar e derrubar o que vai lá dentro , não está dando conta de romper a força de tamanho sentimento. Nesse doloroso mistério a vida se levanta e , com ela , vem a dor de uma saudade do que não se viveu , daquilo que se perdeu , apenas dentro daquilo que não coube. No desespero da paixão incontida , se moldam gestos profundos de dor , diante da partida desgarrada , do afastar indelével , do separar consciente , apenas pelo plano do que não pode e nem deve ser acometido. E nesse ranso desesperançado e desacorçoado , o coração pulsa e chora. Chora quando se lembra de quem não consegue esquecer , de quando se pretende mudar e tenta e luta , mas não consegue , perdido em si mesmo , mergulhado por suas atitudes impensadas , relembrando momentos da saudade dolorida que o aperta e o aprisiona cada vez mais fundamente ao canto do peito. Ele tenta fazer as malas de alguém que já partiu há dias , mas que deixou um rastro enorme , deixou pegadas profundas , deixou lembranças atormentadas que teimam em queimá-lo todos os dias , seguidamente. Não sabe ainda por quanto mais será capaz de suportar tamanha dor , não sabe mais quando voltará a ser quem era , não sabe mais por quanto tempo desejará nunca ter conhecido o amor...esse mal que o mata a cada segundo. Desejou nunca ter provado o gosto do encanto , mas depois se arrependeu , porque tudo o que viveu e sentiu foi único , nobre , profundo e certeiro , tudo o que viveu lhe transformou e lhe devolveu a vida perdida , tudo o que viveu mais lhe acrescentou do que lhe retirou , então se arrepende de maldizer o amor... Mesmo sofrendo tanto , prefere ter sido assim , prefere a dor de ter de esquecer a dor de nunca ter sentido. E assim , relembra momentaneamente dos segundos em que desfrutou a vida inteira , dos momentos que o trouxeram ao universo da completude , dos instantes em que sua luz foi renovada e sua alma se expandiu e multiplicou-se em cores. Sabe que nada que faça hoje irá melhorar a dor , nada que faça ou tente irá arrancar de si as lembranças ternas a serem esquecidas , nada irá remover a imensidão da solidão que se espalha em si , porque um amor não vivido perdura por muito mais que além de uma existência e fica sempre a retornar trazendo uma esperança de ser , mesmo sem nunca ter sido , mesmo sem nunca esperar nada de qualquer outro futuro que chegue... Um amor não vivido é tudo em si mesmo e traz o sabor da saudade de tudo o que se sonhou , mas que nunca na realidade será vivido e o sentimento , quando apenas no desejo , é mais real porque nunca obteve tradução.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Operação I.R.A.Q.U.E

A Páscoa já foi e com ela o desejo forte e mais que intenso de se reinventar , de transformar-se bate na alma de cada um de nós. Vamos começar mais uma semana com a certeza de que tudo é novo e foi exorcizado devidamente , tudo o que devia ter ficado para trás , ficou e lá permanecerá assim mesmo como deve ser : no passado , morto e enterrado.


Para isso vamos iniciar essa semana com a Operação I.R.A.Q.U.E , sugestão do meu amigo lindo e maravilhoso , conhecido do país inteiro , Capitão Nascimento. E ele sugere que , para quem ainda não conseguiu deixar para trás , não conseguiu liberar e deixar ir tudo aquilo que não nos sirva mais , coloque em ação essa Operação e siga à risca todas as suas dicas e seja um verdadeiro guerrilheiro na arte de enterrar o passado que insiste em nos rondar e nos ameaçar :


I - Inove , invente em cada atividade que for resolver começar essa semana , para que mesmo que sejam coisas de sempre , cotidianas , as mesmas possam ter um alento de novidade , possam ser marcadas como algo novo , possam parecer que foram recriadas e darem à vida um novo sabor , um novo cenário.

R - Rasgue as lembranças do passado , quaisquer que sejam elas : cartas de amor velhas e amareladas , fotos desgastadas , bilhetes , papéis que tragam recordações que precisem ser esquecidas. Rasgue tudo , ponha fogo , liberte-se das amarras do passado que teima em ficar na memória , mas que já passou do tempo de ser reciclado.

A - Arrume um tempo para você. Precisando mudar o visual ? Precisando aprender um idioma ? Fazer um novo curso ? Arrume um tempo para você , nem que seja uns 45 minutos em um dia da semana , mas arrume esse tempo que você saberá para o que é , para lhe fazer crescer , para lhe fazer ficar melhor , para você ter consigo mesmo uma conversa , olho no olho , sem se lembrar ou pensar em outra pessoa que não seja você mesmo. É necessário !

Q - Queira mesmo mudar ! Enfrente ! Não se apegue mais as lembranças passadas , não fique vasculhando a vida atrás do que já foi. Apague tudo o que lhe magoe , o que lhe traga lembranças doloridas , o que lhe faça reviver as mágoas anteriores. Mas para isso é preciso QUERER e essa força só advém de você. Ninguém poderá fazer essa diferença em si mesmo. Apenas você será responsável pelo QUERER e impulsionar essa vontade em si.

U - Una esforços em prol dessa causa. Amigos verdadeiros sempre aparecem nesses momentos e te põem para cima. Marque um almoço, uma ida ao cinema , vão rir de episódios passados , vão lembrar de histórias diferentes que viveram juntos , um amigo nessas horas sempre sabe ser o apoio e sabe como melhor fazer para que você se reassuma em sua nova vida e na decisão de mudar.

E - Enxergue o futuro como uma nova proposta de vida. Que o futuro lhe traga novas esperanças e um alento maior , que traga também novas histórias , novas oportunidades. O futuro está aí, todinho a nossa frente , para que possamos buscar algo maior que está sempre além de nós. Nosso problema hoje será bem pequeno , quase imperceptível no futuro , se mantermos a fé e a esperança de que tudo irá melhorar e vai sim ! Nenhuma dor é infinita a ponto de não render-se as asas do futuro que nos abre as portas à nossa frente...


Vamos nos reinventar , modificar o que precisa ser mudado , enfrentar o que precisa ser enfrentado e toda a dor diminui com o passar do tempo. Perceba o quanto ela já diminuiu em relação ao dia que lhe assolou e ao momento em que se encontra agora. Olha o tamanho do problema , que era grande e agora se faz menor e diferente e a cada dia será assim , menor e diferente , menor e diferente , até que suma por completo e saia de nosso campo de ação. Operação I.R.A.Q.U.E agora !

domingo, 24 de abril de 2011

E a vida segue...

É quase imperceptível , mas as coisas mudam , o tempo passa por nós , os sentimentos devem ser transformados porque não há mais como continuar no sentido de antes , os temperos e sabores são outros , as palavras já divergem do momento anterior e avidamente , a vida segue.


Seguem a vida e a mente , avidamente , como dito antes , num desejo irretocável de continuar de onde parou , mas sem o sentido que causava antes , que fazia brilhar os olhos , que fazia pulsar o coração. O sentido de hoje é novo , mas não menos recheado de esperança , não menor , não menos feliz , não menos aprazível. É novo , é outro , poderia talvez ser melhor , quem sabe amanhã... tudo vai depender do coração e de como ele vai modificar o que ficou ainda , os resquícios e os pingos nos "is".


Mas dá para sentir a leveza de tudo , a vontade e a coragem dão lugar a tristeza e ao aborrecimento deixado pelos sentimentos anteriores e buscamos então , novo alento , dando lugar ao que vier e for realmente bom.


É assim a vida. Todos os dias. Para todas as pessoas. Todos precisam seguir com ela , adiante , porque ela não pára , mesmo que você queira. Não existe aquele mecanismo de deixá-la estática e de deixá-la congelada naquela última cena feliz. Ela segue... mesmo que os últimos momentos tenham sido densos e tensos , ela já passou por eles e já continuou a tecer nova história.


Talvez seja essa sua verdadeira mágica. A mágica de nos embevecer , de nos tornar hipnotizados por seus movimentos cíclicos e por seu profundo senso de transformação. E com isso ela nos beneficia , porque se pudéssemos , ficaríamos inúmeras e tantas vezes revisitando o passado e congelando tantos momentos anteriores , já antigos e defasados pelo tempo e que não nos deixariam seguir , viveríamos sempre lá , com os dois pés fincados ao passado sem querer ver e abrir os braços ao futuro.


Mas a vida é sábia , assim como ávida , ela sabe que devemos seguir e continuar e , por isso nos empurra adiante , com a implacável ajuda (e impulso) do seu inseparável amigo tempo...

sábado, 23 de abril de 2011

Palavras Incertas para um Quase Amor (crônica)

Ela buscava em si o que diria , o que faria ao final , um final inesperado , que chegou sem que ela pedisse ou esperasse , embora há muito tempo prevesse que seria assim. E ela , em meio ao mundo que desabou-lhe sob seus pés , encolhia-se e recolhia-se em seu pranto silencioso , querendo apenas encontrar um conforto , um alento , uma paz já sem sentido...


Ele , do seu jeito , sempre sem jeito para nada , não encontrava mais luz em si mesmo e sentia que deveria logo dizer , do modo como disse , diretamente , sem palavras mais doces , sem um conforto do olhar , preferiu escrever a dizer e entregar por mensagem eletrônica , pois assim achava que doeria menos. Doeria não vê-la chorar , doeria menos não vê-la perguntar por quê , doeria menos não ter de olhar em seus olhos e dizer de uma vez... Ela era uma jóia rara e ele sabia disso. Ele se importava muito com ela e por isso , não havia dito antes , evitava ao máximo achando que assim não a fazia sofrer. Ledo engano.


Quanto mais ele teimava em não dizer , mais ela sofria... Quanto mais ele escondia a verdade , mais ela pressentia que , no silêncio de suas palavras ele traduzia todo o sentimento que não havia , toda a falta de reciprocidade , todo o absurdo que ele tentava entender e não conseguia. Ele queria gostar dela , ao menos uma vez , mas no coração a gente não manda , não há ali nenhum botão que nos coloque as opções de escolha : quero este , não aquele , prefiro esta , não aquela outra... O coração é livre , assim como são todos os sentimentos e assim ele ficou , livre , sem amá-la , sem querer quem lhe queria tanto.



E ele sofria em meio a esse desencanto porque sabia que trazia em suas mãos alguém especial , uma mulher sensível , de alma pura e coração nobre , um verdadeiro anjo intraduzível e que , por isso ele tentava buscar a melhor forma de dizer aquilo que não sentia . Não aguentava mais vê-la sofrer daquele modo , silencioso , mas tão profundo.
Em suas palavras incertas traduziu toda sua certeza e disse a ela , com todas as letras o que ela já sabia , mas teimava em não acreditar.


Ela chorou em dias intermináveis , mas fingia-se inatingível por suas palavras. Ela queria ser forte e estava sendo totalmente , por fora , nas aparências e na superficialidade de suas atitudes , enquanto por dentro ela desmoronava , chorava , morria cada dia um pouco mais , sentia um vazio e uma solidão imensa que lhe tirava aquele sopro de vida , aquela luz que lhe havia preenchido verdadeiramente o coração. E ele esperava não tê-la machucado tanto. Esperava , do fundo de seu coração , que a amizade entre eles pudesse sobreviver , apesar de tudo e ele queria mesmo tê-la amado um dia , mas não pode e agora , não queria mais sofrer por isso e nem tampouco fazê-la mais ferir-se em sua falta de amor.


E ela se afastou , até o dia em que se sentiu forte outra vez , até o dia em que sabia que poderia lhe olhar nos olhos novamente , sem se ferir , até o momento em que poderia beijar-lhe a face novamente , sem ferir-se em seu sorriso ímpar , sem perder-se em seu aroma de saudade , sem querer toda sua luz e toda sua essência perfeita.


Porque ela sabe (e ele também) , que todo fim esconde sempre um recomeço , basta saber a hora certa em que esse recomeço vai despertar que tudo surge novamente e um outro quase amor poder acontecer , quando menos se esperar... Basta acreditar. E querer. Um outro (e novo) amor sempre vem.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Tentando Transformar

Frase comum , clichê , mas não há como ser outra : "O mundo dá voltas" e , algumas vezes , umas voltas tão complexas para conseguir chegar onde se deva chegar de fato. O mundo gira todos os dias , sem parada e nos coloca em locais extremos , diversos , inimagináveis se nos disséssemos deles há dias , meses ou há anos que passaram. Mas se se faz necessária toda essa mudança , é preciso encará-la , independentemente da dor que nos traga ou do sofrimento que nos imprima.


A época é mais do que propícia para que o mundo , em suas voltas , nos aponte a bússola a outra direção , ainda desconhecida , meio desnorteada , mas que nos impele uma senhora transformação interna , uma realidade bem diversa da que esperaríamos há algum tempo e vem bem a calhar , porque Páscoa tem a ver com transformação e pode tornar-se então , algo paupável e plausível de se acontecer. Se precisamos mudar alguma coisa , a hora é agora , o momento chave é esse , hoje e não amanhã e , algumas modificações impelem certa urgência , não devem mais esperar !


Por vezes na vida podemos nos encontrar tentando transformar o mais nobre dos sentimentos , tentando transformar a mais pura das emoções e isso , confesso , é uma tarefa árdua , que requer quilates de suor e empenho guerrilheiro todos os dias , com vigílias intermináveis aos mínimos gestos e aos resquícios de sentimento que sempre assolam as mentes mais incautas. Transformar um amor em fraternidade ou em amor incondicional é mexer com matéria rarefeita e tentar , na alquimia de novos valores , transformá-la em matéria concreta , densa. Não é para qualquer um , tem de ser alquimista de primeira linhagem.


Mas observa-se necessária essa mudança , uma vez que o amor requer habilidade e cuidado , atenção e reciprocidade e , convenhamos , viver de amor platônico , nos dias atuais , nem Freud explica em sua mais longa tese que pudesse querer defender. O lado bom do amor deve ser mesmo recíproco e , se não há meios de como fazer isso , transforme , condense a energia e transmute ao amor incondicional. Oras , tarefa fácil ? Imagino que não ! Imagino que se exija dor , esforço , raça , coragem , transposição de limites , coração de aço , nervos em guarda e muita , mas muita determinação e disciplina.


Acredito que a recompensa deva ser válida ao final , acredito que muito do próprio eu , da auto-estima , do valor essencial possa ser recuperado no empenho dessa tarefa. Não há fórmula pronta para isso , nem nenhuma receita de bolo. Cada um sabe o caminho melhor para obter isso e deixar de sofrer sonhando com um amor que não vem , sonhando com um amor que não chega. O negócio é seguir e nunca deixar de acreditar que exista , é só deixar a intuição tentar guiar o caminho e lhe mostrar onde encontrar o amor tão sonhado e verdadeiro , real e idealizado , longe dos hemisférios dos sonhos que nos enfeitam tanto , mas que também costumam nos dar os maiores tombos e causar as maiores feridas. Vamos juntá-las pois , essas cicatrizes que herdamos são essências do nosso amadurecimento e crescimento pessoal.  E o mais importante é que a vida continua.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Para curar o coração

O coração é , por si só , independente e busca e se manifesta de modo involuntário quer seja cumprindo suas funções fisicas ou em suas funções emocionais. Ele sabe o que lhe acelera e também o que lhe acalma , ele escolhe ser o centro de nossas emoções , embora saibamos que o "centro" real não encontra-se nele , obviamente , mas sim , quando falamos dentro de um sentido figurado de todas as coisas. Ele tornou-se o nosso instrumento do sentir.


Mas , em grande parte de nossa vida , sofremos , nos desencantamos , temos desilusões , somos magoados , sofremos perdas , sofremos insucessos , altos e baixos , fortes ou pequenas emoções e tudo isso , em maior ou menor grau , nos gera um impacto realmente físico em nosso músculo involuntário e regente de nossos sentidos da alma. Por isso , devemos ficar atentos e cuidarmos bem desse nosso amigo querido , que nos acompanha desde os nossos primeiros segundos de vida , ainda quando gerados no útero materno.


Os médicos indicam a prática de exercícios regulares , boa alimentação , não ingestão de bebidas alcoólicas em excesso , cigarro ou drogas de nenhuma espécie , noites de sono regular e atividades benéficas de modo geral , atividades que nos gerem algum tipo de prazer , tentando minimizar os excessos do dia a dia provocados pelo estresse , pela correria , pelo acúmulo de funções , pelos estudos além do limite , etc.


Mas para os males decorrentes dos sentimentos , das mágoas , das rejeições , do que não acontece como esperávamos , das paixões mal resolvidas , da alma que anseia por um amor impossível , das vontades sem sentido , dos desejos sem medida , para as dores decorrentes da falta de fé , da falta de tudo aquilo que não acontece , das desilusões e tudo mais que possa ser armazenado em nosso pequeno depósito de vida , o recomendável é a esperança e o tempo.


Não há dor que dure eternamente , por mais dilacerante que esteja sendo , não há dor que permaneça em nós para sempre , por mais difícil que seja ter de enfrentá-la , não há remorso que não seja curado pelo tempo que passa diante de nós e nos traz novas oportunidades , não há mágoa que não possa ser curada quando acredita-se verdadeiramente em algo superior , quando se pratica a compaixão , quando se exercita a caridade , o perdão , quando se disponibiliza ajudar o outro de maneira em que não se espere nada em troca. Por pior que se esteja , neste momento , é preciso fé e esperança , confiança no futuro e em que tudo será melhor , daqui por diante. Nossas experiências são elaboradas de acordo com nosso grau de crescimento e de amadurecimento e , para isso , é necessário vivenciá-las a fim de se atingir a evolução em todos os aspectos de nossas vidas , mas não há como vivê-las sem senti-las e , para viver é preciso um pouco de dor e também um pouco de amor , mas o amor às vezes costuma causar estragos profundos quando nos falta ou não é recíproco. O amor é bom , mas é algo que machuca.


O coração é o mestre da alma , é ele quem cuida de todos os assuntos interligados em nossas emoções , isso falando aqui de uma visão poética da coisa (que é a única visão de que disponho dessa vida , para todas as coisas...) , não quero aqui falar como uma especialista , terapeuta ou médica , coisa que não sou e não tenho pretensão nenhuma de ser. Falo aqui numa linguagem figurada , numa linguagem daquela que compartilho todos os dias , a linguagem que rege toda minha forma de pensar.


Dessa forma , costumo curar meu coração com poesia quando me encontro nesses estados mais aflitivos , pois , através dos versos posso desenhar minha vida e também meus sentimentos , de modo a aliviar qualquer peso que estiver incomodando em meu coração. Recomendo , então , que busquem uma forma de abrandar a dor , exercendo alguma atividade que lhes dê prazer , para que assim , o tempo passe mais depressa e consiga levar com ele todo e qualquer mal que possa estar nos tirando a alegria de viver em um momento delicado, quando o coração está sofrendo por algo ainda incurado , fechando suas cicatrizes.

P.S : A autora do texto esclarece que o mesmo trata-se de uma mera sugestão e que , para casos mais graves , faz-se necessária uma avaliação e um acompanhamento psicoterapêutico para ajudar nesses assuntos , porque falar da dor ameniza e conforta e somente um profissional especializado será capaz de ajudar em momentos de maior dificuldade , quando não se está dando conta do recado realmente.

Consulte sempre um psicólogo , terapia faz bem à saúde , à alma e ao coração !

domingo, 17 de abril de 2011

Até onde você vai por você ?

É preciso coragem para muitas coisas na vida , inclusive para viver. Viver impõe certos riscos e , se você não tiver a devida coragem de arriscar-se por eles ou por pelo menos alguns deles , fica muito difícil que qualquer coisa aconteça realmente. Mas é preciso avaliar até onde você vai por você ? Até onde você se transforma e se renova em sua essência verdadeira ?


Você é do tipo de pessoa que reclama de tudo , sofre frente aos mínimos problemas , cria uma série de dificuldades para não realizar até mesmo pequenas coisas , acha mais fácil reclamar do que mudar , só acredita que o problema está no outro e nunca em você mesmo , não é capaz de rir das coisas ruins mesmo depois de certo tempo , não acredita em sorte e muito menos não acredita que as coisas costumam dar certo em sua vida ? É preciso , então , começar a transformar seus conceitos , senão a vida realmente passará a ficar extremamente complicada para você.


É muito fácil mantermos uma posição de espectador diante da vida , ficar achando que o erro está no outro e não na gente , que o outro sempre tem mais sorte e nunca a gente , que as coisas na vida dos outros são sempre mais fáceis e melhores do que as nossas sem realmente enxergarmos a realidade que ocorre ao nosso redor. Sem olharmos com grande profundidade para o quanto já alcançamos ou já chegamos em nossa vida , o quanto pudemos caminhar com alegria e quantos momentos de felicidade real já pudemos ter e não valorizamos à época.


Devemos parar e analisar que a vida é algo que construimos sempre , todos os dias , e a cada dia , construimos de uma forma diferente. Devemos possuir uma visão além do nosso próprio umbigo para saber que nossos problemas não são tão intransponíveis quanto pensamos , nossa vida não é tão mais dura do que a das outras pessoas , nossos sonhos não são impossíveis e nós não somos perfeitos e se assim fosse , a vida poderia transformar-se num verdadeiro tédio , ao passo de que , já se tendo atingido a total perfeição que objetivos teríamos a alcançar ? Que desafios teríamos a cumprir ? Que expectativas teríamos ? Mesmo que a vida nos diga ainda muitos nãos , ela já nos disse muitos sims e é preciso olharmos para o sentido desses sim em nosso caminho e continuar , em frente , buscando sempre.


Você deve ir longe por você , mas longe , num sentido de reconhecer-se alguém detentor de suas capacidades e qualidades individuais e , a partir daí começar a buscar a tentativa de encontrar um novo caminho , um novo rumo. Somos seres capazes de reinventar e em meio as crises somos capazes de descobrirmos soluções que possam modificar o rumo que estávamos seguindo. Sempre podemos inovar em nossas atitudes , em nossos desejos , em nossos sonhos. Nada é impossível para quem acredita e sabe aproveitar o próprio tempo ! A vida é muito preciosa para desperdiçarmos... Carpe Diem.


" Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.


Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;


Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de destruir, e tempo de construir;


Tempo de chorar, e tempo de rir;


Tempo de atirar pedras, e tempo de juntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de evitar o abraço;


Tempo de procurar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de jogar fora;


Tempo de rasgar, e tempo de costurar; tempo de calar e tempo de falar;


Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.


Que proveito tem o operário do trabalho que faz ?


Tenho visto o trabalho que Deus deu aos filhos dos homens, para com ele os exercitar.


Ele faz tudo belo a seu tempo , e dá ao coração humano até o sentido do tempo , sem que o homem possa descobrir a obra que Deus faz do começo ao fim.


Sei que não há nada melhor para o homem que alegrar-se e fazer o que é bom na vida.


E também que todo homem que come e bebe e prova de felicidade em seu trabalho , também isso é dom de Deus."


   Eclesiastes 3 ; 1-13








sábado, 16 de abril de 2011

Buscando na Simplicidade a arte de Ser Feliz

Sempre me pergunto sobre quais seriam as possíveis razões da minha felicidade , ou o que me motiva na vida , realmente. Sempre questiono meus propósitos , meus anseios e minhas suposições ao grau máximo de exigência que se pode buscar de um pensamento. Tudo no sentido de encontrar uma resposta concreta , algo que me diga , de fato onde e o que encontrar para ser feliz...


E cada vez mais me deparo com sutilezas , gestos simples , coisas corriqueiras que passaram geralmente despercebidas mas que são fundamentais para a construção de nossa real felicidade , sem que sequer nos demos conta disso , geralmente é o que acontece.


É na simplicidade que vejo que a vida se transforma e isso se dá no dia a dia , em meio a uma palavra , a um conselho importante não levado em conta num primeiro momento , mas apenas admitido depois. É na simplicidade de um gesto amigo , de um aperto de mãos , de um sorriso na hora mais precisa , de um abraço na hora da necessidade , de um beijo de alguém que não víamos há tempos e trazia-nos saudade.


A felicidade não está em tudo aquilo que podemos obter , em tudo aquilo que nos permite ser usufruido materialmente. Mas está em nós , implícita , movendo e agindo diariamente em nosso eu interior , nos fazendo enxergar os propósitos da vida , nos fazendo descobrir a nós mesmos , como pessoas fundamentais e importantes ao nosso crescimento e desenvolvimento maior. Nossa felicidade é feita da nossa mais pura essência !


Não é simples se obter um estado permanente de felicidade , porque muitas outras coisas nos atravessam o caminho e nos desviam dessa função , recortam , criam atalhos , geram desassossegos. Mas é na simplicidade de todas as coisas que , fundamentalmente , poderemos nos deparar com os maiores estados felizes e isso nossa alma reconhece de pronto. Basta olhar ao redor e ver a vida que se preenche em si mesmo e o quanto você já avançou desde o momento em que resolveu não desistir , mas sim , persistir e continuar.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Algumas considerações sobre o Amor

A pauta de hoje é um dos temas mais recorrentes nos Blogs pelos quais passeio , nos sites de Busca , nas tendas de quiromancia , tarot , búzios , nas rodinhas femininas , nos clubes dos Bolinhas (embora eles nunca assumam isso) , mas enfim , é sempre uma pauta que está in voga  por aí e por aqui também , obviamente.


Mas as considerações a serem feitas hoje são sobre suas ações e como esse sentimento pode refletir ou agir em nós. Como ele nos muda , nos transforma , nos enriquece , por melhor ou pior que tenha sido nossa experiência , ele sempre nos dá resultados , dos mais diversos , doa a quem doer , sofra quem sofrer ou seja feliz quem puder com ele.


O amor é um sentimento transmutacional, ou seja , ele é transformador , muda e é capaz de mover ou impulsionar outras ações através do processo que ele desencadeia em nós. Pode vir acompanhado de agressividade ou raiva quando acompanha os procedimentos de rejeição (amores platônicos , não correspondidos etc) ou pode vir acompanhado de grande êxtase , felicidade , emoção , paixão quando é realmente correspondido. Isso em se tratando do sentimento que trata da ordem do encantamento , do afeto Yin e Yang , da aproximação , do desejo , do sentido estrito da palavra , porque além disso o amor é complexo e se subdivide em outras ramificações ainda , tais como : o amor dos pais pelos filhos e de filhos por seus pais , o amor que compõe a amizade , o amor por uma causa , o amor em prol de um ofício específico , o amor por questões sociais ou pela humanidade , o amor incondicional.



Ele pode ser muitas coisas em um único sentimento , esboçando uma única forma ele é expansível , muitas vezes até , intraduzível , incompreensível e só mesmo quem o sente ou o sentiu alguma vez consegue tentar mensurar sua dimensão , mesmo sendo esta uma questão meio hipotética , meio passível de outras considerações.


Mas o que importa de tudo isso é que , nas suas mais diversas formas , nas suas mais variadas vertentes , devemos senti-lo , independentemente do que isso nos cause , seja bom ou ruim , seja em maior ou menor intensidade , é preferível o sentimento ainda que incompleto do que sua ausência , seu desconhecimento. Porque sem amor a vida torna-se algo muito vazio , muito sem substância , muito sem razão de ser. O amor existe para ser sentido , assimilado e , principalmente compartilhado. Não o deixe passar despercebido e saiba senti-lo em toda a sua magnitude e proporcionalidade , porque ele é real e verdadeiro e nos move , nos transforma e nos faz únicos.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Falsidades

O mundo hoje anda mesmo complicado. O mundo , não , as pessoas são complicadas. Fica difícil entender certas atitudes , certos papéis que as pessoas utilizam para mascarar seus sentimentos ou mesmo seus ideais , seus valores , suas condutas. Fica complicado acreditar , confiar de verdade.  O ser humano gosta de representar , parece até que isso é uma atitude nata sua em dados momentos . Gosta de se fazer múltiplo em inúmeros papéis dentro daquilo que determinamos de convivência social.


Mas nem sempre esses papéis são sustentados por muito tempo. Nem sempre esses papéis são factíveis , são válidos ou úteis para as mais determinadas e diversas situações e , chega um dado momento em que as máscaras caem realmente e não há muito o que fazer , a não ser evitar a saia justa e sair à francesa para evitar males maiores ou constrangimentos desnecessários.


A falsidade pode ser um Marketing também da pessoa que se veste com aquele papel e sai acreditando mesmo ser assim , daquele jeito. E ela mergulha fundo na arte da apresentação , molda conceitos , articula desejos , elabora sabiamente as palavras e assim sustenta-se pelo mundo a fora. Achando que vai permanecer ali , intacta , atuando , sem que ninguém perceba sua real. Ledo engano. O tempo passa e as situações anteriores não conseguem mais serem sustentadas e , eis que as máscaras vão caindo , uma a uma , delicada e sutilmente e quem era uma vez quando foi sem nunca mesmo ter sido ?


Falsidade é questão de conduta , valor e caráter. A pessoa falsa pode achar que engana a todos , mas , na verdade , a quem mais engana é a si mesmo , por acreditar na ingenuidade das outras pessoas , por achar que nunca será descoberto , nunca será pego em falso. A falsidade deixa suas marcas e essas são inalteráveis porque jamais retrocedem quando se descobre o engano. Ser quem não é apenas para bancar um status social também chega a ser cruel consigo mesmo , pois, custa caro passar uma imagem de si mesmo que não condiz com suas condições financeiras apenas para ser aceito em seu meio social.


Mas não é algo fácil perceber a falsidade porque muitas pessoas trabalham e se esmeram nesse sentido com afinco e dedicação profissional , acima de tudo. Tanto que elas mesmas acreditam naquilo que projetam e divulgam dessa forma exata ! Precisamos observar bem atentamente e , ainda assim , será dificil perceber o errado , dependendo da astúcia do que aplica o Ser Quem Não É... É como no filme VIPS , em que o cara acredita tanto que ele é quem ele é e sustenta aquela verdade de tal forma que todos passam mesmo a acreditar que ele seja ! E assim funciona até onde ele chega , até o limite de onde ele pode chegar.


Não gosto de falsidade e nem de pessoas falsas. Procuro ser quem sou , doa a quem doer , doa até a mim mesma em certos momentos , mas é o que é , fato. Não ficarei construindo ser alguém que não sou só para cumprir determinado papel social. Não mesmo. Sou original , assumo meus erros e minhas irresponsabilidades e assim sigo , feliz e em paz comigo e com minha consciência , sem me preocupar com máscaras se elas cairão ou não porque não há máscara nenhuma , há apenas a minha transparência e integridade de sempre. E assim sigo sem titubear. É preciso ter coragem para ser verdadeiro e agir com falsidade é andar de braços dados com a covardia.