"Faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante. Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vidinha isolada do passado...e nos perderemos no tempo... Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo : não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades... Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores...mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos !" - Vinicius de Moraes



sábado, 28 de maio de 2011

Dê sentido...

Faça o que fizer , como e quando , mas dê sentido ! Dê mesmo sentido , coloque sua alma naquilo , naquele gesto , naquela atitude , naquela tarefa , naquele momento. O sentido está em fazermos o que for com o coração e impregnarmos com um pouco (ou tudo) de nossa alma no que seja feito. O sentido dá o impulso. O sentido determina. O sentido mostra e realiza. O sentido é real e faz você se colocar diante de si mesmo , faz você se encontrar , faz você se reconhecer e reconhecer ao outro. O sentido não é mágica , mas sim , verdade.


Uma vida desprovida de sentido não tem sabor , não tem origem , não tem gosto , não tem rumo. Uma vida desprovida de sentido é vazia , é inócua , é inútil , é vasta em solidão e pérpetua em dissabor. Mas onde encontrar sentido ? Sabendo ouvir-se , sabendo guiar-se pelos próprios sentimentos , por aquilo que se traz de mais profundo em si , por aquilo que habita o nosso interior , por ouvir e trazer à tona nossa essência , nosso lado interno sendo colocado para fora , sendo mostrado.


Mas para melhor permear esse sentido , o mesmo deve ser positivo , o mesmo deverá fazer a diferença não só para você , mas para mais pessoas. Quanto mais longe e mais gente atingir o seu sentido , mais nobre e profundo será o propósito. E a vida assumirá seu verdadeiro caminho , tomará as rédeas do seu prumo assim, quando por meio do seu sentido de compreensão , de vivência e de existência , você realmente atingir verdadeiramente o sentido das outras pessoas , o sentido universal. Portanto , descubra-se e encontre o sentido que lhe move para que assim você consiga também mover o mundo !

sexta-feira, 27 de maio de 2011

A vida tá aí , ó...


Segue , se organiza , não pára no tempo. Olhe para a frente e sinta-se no comando outra vez. A vida tem de continuar e enquanto você remói muitas coisas que já ficaram para trás o tempo está passando... Concentração , foco , disciplina , ordem no caos , organização na vida para conseguir tudo aquilo que realmente deve ter a intenção de buscar. Imprescindível não parar , não estagnar , não amordaçar os lábios , não prender os braços e correr muito... Seguir sempre em busca do que fala o seu coração , do que sugere o seu pensamento e assim , encontrar-se feliz , realizado , completo. Não só no que diz respeito as buscas materiais , mas sim , também o que diz respeito as buscas da alma , ao que deseja , o que está guardado aí dentro no fundo do peito.

Não olhe para trás , segue firme em teus passos adiante agora e recebe de brinde essa vida inteira e completa para te trazer muita felicidade e esperança . Recheada de fé e de vontade , mantenha seus dias imensos e repletos da imensidão que chega após a tempestade. Veja o horizonte a frente , pare de recontar os momentos do passado , já passou , coloque um ponto final em tudo isso e deixe para trás , segue... Segue com a força , com a fé e com o amor no coração como quem tem a certeza de que os melhores desígnios desse seu destino traçado a ferro e a fogo vai poder lhe trazer. A luta é diária e constante , a luta é necessária e intensa , mas lhe deixa cada dia mais forte , cada dia mais consciente e condescendente com suas vontades e aptidões. Segue sempre , confia , os anjos sempre aparecem nos momentos decisivos para lhe mostrarem o caminho , ouça mais sua voz interior , apazigue os ânimos. Seja você !

Vamos para a frente , porque a vida tá aí ó , bem do seu lado , pronta para ser vivida e hoje é o seu dia , todo dia é sempre o seu dia de fazer o melhor , de novo !


quinta-feira, 26 de maio de 2011

Depois da crise , o caos...

Coração e cabeça em pleno caos ! Mas tudo seguirá adiante e logo passará... É preciso , às vezes , um pouco de tempestade para que logo em seguida se admire novamente o calor do sol aquecendo corpo e alma...

quarta-feira, 25 de maio de 2011

A crise...

Sempre dou um jeito de driblar as más marés , sempre suporto e ultrapasso todas as tentativas infundadas de crise que resolvem se instalar em minha vida , mas tem horas que ela tende a explodir e a se aumentar , tem horas em que ela toma dimensões enormes , maiores do que eu mesma e não há o que fazer , não há como me desvencilhar , apenas devo esperar que passe. Uma hora o tempo leva embora... Toda força que eu tentar fazer contra ela só a fará aumentar , então , deixa ela passar por mim , ir embora e , quando eu estiver melhor de tudo , eu volto... Não gosto de ficar explanando e espalhando isso demais por aí... é preciso que a poeira assente e a vida tome seu eixo novamente... Anda tempo e me leva daqui , dessa maré !



Nem todo o meu positivismo está me resolvendo hoje , o jeito é deixar que passe...amanhã é outro dia...hoje tá assim...ruim...mas vai passar , eu sei !

terça-feira, 24 de maio de 2011

"Toda dor vem do desejo de não sentirmos dor"

Sim , a vida é repleta de dor e de medo. Caso você ainda não tenha percebido isso. Também possui desprazeres , decepções , tristezas , rancores , mágoas... Só que tudo isso pode ser administrado , basta querer que nada disso influencie seus propósitos e defender-se de tudo isso com bons olhos , boas atitudes , bons pensamentos.

Tem dias em que estamos mesmo precisando destilar todo nosso veneno , cortar a carne com navalha para deixar sangrar toda a tristeza e maldade que estão tentando nos empurrar , mas mesmo nesses dias mais terríveis , há ainda um sol que brilha , há ainda uma esperança , e em um momento qualquer , sem maior ou menor precisão , a dor passa , acaba passando.


Por quê sofremos ? Por quê nos preocupamos ? Por quê nos entristecemos ? Por quê as pessoas nos decepcionam ? Por quê criamos tantas expectativas ? Talvez não tenhamos nunca uma resposta certa e absoluta para todas as nossas dúvidas e caos interiores , mas o certo é que mesmo a mais profunda de todas as dores , mesmo a maior de todas as decepções , mesmo a mais dolorida mágoa é capaz de passar. Basta utilizarmos o bálsamo certo , na hora exata , na medida correta.


Esse desejo de não sofrer é inerente ao ser humano. Não gostamos de nos machucar , de nos deixarmos enveredar pela escuridão de uma decepção , mas isso sempre acaba acontecendo e , devemos então , unirmos nossas forças e lutarmos , contra o que nos aflige , contra aquilo ou quem quer nos derrubar. Mas lutemos de um modo positivo , sempre , porque só assim teremos extinguido todo o veneno e a agrura que nos tenha incomodado por certo momento e é só assim , que a paz reinará em nós novamente...

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Doce de leite (deleite-se com a vida)...

Todos temos problemas , dificuldades a enfrentar todos os dias , quer seja no âmbito familiar , no trabalho , com os amigos na escola , enfim... Não há um ser humano nessa face da Terra que esteja vivendo e que não tenha lá a sua cota de problemas a resolver... Todos nós temos , algum dia , em algumas semanas , é só crescer para a coisa entortar.


Quando somos crianças achamos que temos problemas também : fazer a lição de casa , estudar para a prova , terminar logo a lição para poder ficar com mais tempo livre , paquerar aquela pessoinha legal que acabou de entrar pra nossa turma...ahhhhh, tempo bom se todos os problemas da vida fossem esses , de criança , que sempre achamos ser os maiores de todos quando assim somos. Só depois de crescer é que constatamos que , na verdade , não tínhamos nenhum problema , era tudo coisa da nossa farta imaginação.


Mas é assim mesmo e o ser humano passa a ser então , insatisfeito por natureza e entrega-se ao seu Muro de Lamentações diário. O que importa , na verdade , é a proporção em que você dignifica os seus problemas , qual o tamanho deles dentro da sua vida ? Eles são realmente intransponíveis ? Acredito que não , nem o pior de todos os problemas fica sem solução , mas tudo é uma questão de tempo até que se resolvam e , enquanto isso , enquanto o tempo segue seu curso normal , não faça do seu problema uma grande dor de cabeça.



Tente buscar alguma solução , mas se for muito complexa ou depender de outras pessoas para que aconteça , sem que você tenha como interferir , deleite-se com a vida. Embale e recheie os seus maiores problemas em um pote enorme de doce de leite imaginário , para que eles maturem-se e sejam sorvidos , consumidos , mas com um certo prazer e não com azedume. Que eles possam ser absorvidos pelo tempo que for necessário , que eles lhes sirvam de aprendizado , de evolução , mas que , ao final de tudo , sejam como um doce inteiro , sejam recheados de resquícios açucarados para que lhe tragam sempre algo de bom ao final de tudo... Se não curtir doce de leite , que seja brigadeiro , chocolate granulado , framboesa derretida , mas que seja algo doce e prazeroso ao alcançar a solução. Um problema a gente enfrenta , vários a gente encara e uma porção deles a gente engole e transforma de vez... A vida é isso , transformação , todos os dias !

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Escrevendo

Escrever é uma terapia , um renascimento de minha própria vida através das minhas palavras. A inspiração brota do desejo de colocar concretamente os sentidos que me levam a viver todos os dias. Escrever é a tradução da minha alma.

Escrever é aquilo que me provoca e me desafia , porque faz com que eu descubra inúmeras formas de se dizer as mesmas coisas mas de modo absolutamente diverso a cada vez que digo , inventando novos parágrafos , acrescentando novas ideias , relatando novos fatos , agregando outras coisas e complementando sempre o que está descrito ali em cada novo trecho.


Desde que iniciei o Blog nunca tive nenhuma pretensão de atingir certo público , a intenção era de apenas estar aqui na maior quantidade de dias possíveis , tentar registrar a vida de uma forma toda minha , particular. E assim sigo meus dias e me dá prazer a cada volta. E mais ainda quando cada volta traz os comentários de amigos queridos , amigos que lêem por aqui , amigos que seguem de longa data , que acompanham essa voz muda que sai do silêncio das minhas teclas e ecoa pelo mundo à fora.

Esse escrever diário atravessou fronteiras de Estados e de Países e tenho amigos por todos os recantos , que compartilham de meus pensamentos , de meus dissabores , de meus momentos felizes , compartilham a cada dia de minha vida , de um modo muito gratificante.


Escrevo em primeiro lugar para mim , mas quando vejo que aquilo toca alguém e essa pessoa se identifica com o texto , isso realmente me deixa mais feliz , porque é uma felicidade compartilhada e grande parte do doce da vida esconde-se nesses momentos de compartilhamento que encontramos ao longo do caminho. Sempre espero que mais pessoas se identifiquem com meus escritos , porque assim sei que nossas almas partilham de uma suave comunhão em verbos e conteúdos , em coração e pensamento , unidos pela extensão destas palavras que aqui registro com todo carinho.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Da pressa da vida

Sempre tive muita pressa e achava que podia controlar o tempo...ledo engano... esse tempo tem as rédeas tão curtas que mal podemos segurá-las que dirá controlá-las de modo que possa sustentar os segundos ou os minutos em nossas mãos a fim de detê-lo. Algo impossível.

A vida nos cobra diariamente e impiedosamente nossas ações , como um tratado a ser cumprido rigorosa e estritamente , sem falhas ou imperfeições. Diante de mim isso vira um fardo , muitas vezes , porque o dia acaba passando e com ele o tempo vai todo e mal consigo resolver aquilo que é essencial , que dirá os extras. Alguns dirão ser falta de organização , na verdade , não. O que falta mesmo é o tempo para conseguir cobrir todas as atividades , para conseguir ser inteiro e realmente eficaz.

Posso acordar cedo , posso dormir cedo como sempre faço , mas ainda assim falta dia e espaço para as atividades todas e me cobro intensamente , me cobro das responsabilidades , me cobro das atitudes , me cobro do que ficou para o outro dia e assim vai... E nessa cobrança infinita está também a pressa da vida , a pressa em viver e em sentir tudo o que a vida me dá , é uma pressa desgarrada , é uma pressa que não cabe em mim e que me diz sempre que ainda falta tanto a fazer e que me preenche aos arredores e me faz tão louca e me deixa com a sensação de que faltarão dias ao final da minha vida para resolver tudo o que é preciso...


segunda-feira, 16 de maio de 2011

Os encantos da Lua Cheia

Hoje tem Lua Cheia... um friozinho característico instiga aos mais apaixonados a busca pelo Amor... Esse tal Amor , sempre tão falado , tão comentado , tão disputado por todo mundo. Meus amigos andam espalhando por seus Blogs inteiros , a Cris do Cafofo on Line , o Will do Blog do Super Will , acho que estão todos sob o efeito da tal Lua Cheia...

Todo mês ela aparece , linda , plena , intensa e nos faz viajar principalmente quando rasga o céu com todo aquele seu encanto... eu me encanto muito com a Lua Cheia e me rendo também...sou capaz de passar horas e horas viajando naquela imensidão , e me relembrando de muitas histórias já vividas , outras muito esperadas mas que nunca sairam do pensamento e sempre o Amor... o Amor rondando a mente através da influência lunar. Será que há um imã ? Uma atração do tipo fatal ? Não sei...só sei que hoje tem encanto , tem lua , tem paixão , tem pensamento voando longe... Amor sempre e com a Lua Cheia então , quem não quer ?



Se no teu encanto navego ,
em teu brilho desenho esta poesia ,
me encantas , me leva e me toma
longe de mim deito em teus braços.


Ó astro encantado e cheio ,
de ilusões me cobre e me cansa ,
mas em meu coração pobre descansas ,
traz o alento e a fome de minhas paixões.


Em teu berço brilhante corôo minhas noites ,
insone permaneço pois de ti estou distante,
enfraqueço-me de mim , morro em palavras.


Tamanho brilho e profundeza me embriaga ,
faz de mim escravo com meus olhos ,
me deito em ti , adormeço e sonho...

sábado, 14 de maio de 2011

Os presentes que a vida nos dá

A vida é sempre esse caminho cheio de surpresas , cheio de idas e vindas e a cada novo percurso descobrimos algo diferente , mas o melhor são os presentes que ela nos dá.

Em seus caminhos , muitas vezes vamos encontrar pessoas que acabam sendo muito queridas e tornam-se inesquecíveis e imprescindíveis em nossas vidas . Porém , algumas delas acabam se afastando ou indo embora de nossas vidas , se recolhem por outra estrada , vão em busca de outros sonhos , se perdem de nossa visão mas nunca de nosso coração.


Mas a vida segue e , magicamente , nos devolve no caminho novas pessoas que acabam trazendo uma bagagem repleta de carinho , de amizade , de afeto e compartilham conosco saborosos e intensos momentos de felicidade e , a cada dia , conquistam mais e mais espaço em nosso coração. E isso não tem preço que pague , porque , ao invés de nos entristecermos com as pessoas que partiram , nosso coração pode novamente alegrar-se com a presença nova , daqueles que acabam somando em nossa vida , daqueles que acabam trazendo mais significado e cor aos nossos novos dias.


A vida é assim , devemos saber aproveitá-la simultaneamente em toda sua leveza e intensidade , em nossos sonhos e na realidade de cada momento que trazemos para ser vivido e aprendido em seu universo de sentidos ímpares. Que cada um de nós tenha sempre boas e maravilhosas surpresas com as pessoas que se achegam para nossas vidas e que nosso caminho seja sempre compartilhado em felicidade extrema. É o meu desejo a você que compartilha comigo cada pedacinho de vida que tento distribuir por aqui nessas minhas singelas palavras , que possamos estar juntos , somando alegrias sempre !

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Azar e Sorte

Hoje é sexta-feira 13 e muitos ainda acreditam que este possa ser um dia de azar , um dia terrível , acreditam que ao encontrarem com gatos e , principalmente se forem pretos o dia será fatídico. Ledo engano... para aqueles que acreditam em azar só acho que deveriam evoluir mais , colocar a mente para trabalhar o lado positivo.


Hoje ainda é , para os católicos , dia de Nossa Senhora de Fátima e para os umbandistas , dia dos Pretos Velhos , dia da abolição da escravatura , algo que há anos assolava nosso país e nossos negros e ainda assola , talvez de forma mais velada e contida , mas ainda há muito preconceito a se quebrar. Mas hoje é mais um dia , mais uma sexta , como qualquer outra em que devemos trabalhar , estudar e organizar a vida. O mundo não mudará pelo simples fato dela ser dia 13 !



Vamos proclamar para que hoje seja o seu dia de sorte , que hoje se façam os melhores projetos e os melhores planos , que hoje sejam obtidas as melhores propostas , sejam dados os melhores sorrisos , sejam trocados os melhores abraços , os beijos que ainda estão guardados. Vamos fazer de hoje um dia positivo carregado de energia boa , de vibrações boas , de pensamentos positivos.


Vamos exigir menos , nos cobrar menos e cobrar menos do outro também , pegar leve , investirmos nosso tempo em coisas úteis , em coisas que nos dêem real prazer. Vamos viver a vida de modo intenso e verdadeiro como há muito tempo esperamos mas quase nunca temos coragem para viver. Que seu caminho seja mais que positivo , hoje e sempre ! "Andar com fé eu vou que a fé não costuma falhar..."

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Você é quem decide isso também

Aquela máxima que diz " a vida é feita de escolhas " é a mais pura verdade , porque passamos 99% do tempo de toda nossa vida escolhendo , decidindo , optando. A indecisão é lugar comum nos mais diversos temas que desfrutamos , mas se faz necessária , uma vez que a vida sempre nos apresenta inúmeras opções.

A minha de hoje , por exemplo , foi optar que nada de ruim ou ninguém poderá afetar meu humor e nem me desestabilizará causando qualquer tipo de estresse. Eu decidi e assim será. Ponto. Simples assim.


Por pior que estejam as pessoas ao meu lado , reclamando de suas vidas , desejando mal aos outros , tentando prejudicar aos outros , enfim , decidi pura e simplesmente que hoje , nada do exterior , vai me afetar. Já acordei com esse pensamento mesmo porquê pela manhã fui resolver algumas burocracias e já me armei de meu espírito mais positivo possível para aturar quanto tempo fosse numa fila , ouvir desatenção de funcionário cheio de serviço etc e tal .


Mas , a partir do momento em que decidi que NADA e nem NINGUÉM iria me afetar externa e internamente , tudo fluiu na maior paz , tudo deu certo , tudo ocorreu nos conformes. Fui atendida super bem e rapidamente com as informações que precisava , no tempo que precisava , consegui fazer tudo o que levei para fazer , voltei a tempo de ainda executar outras coisas importantes em casa e agora estou usufruindo do meu tempo que sobrou para atualizar o Blog , ler meus amigos favoritos , entrar no Facebook , mandar e-mails , enfim , tive um dia PERFEITO !

E como hoje é quinta-feira e o dia será MAIS QUE PERFEITO decidi boicotar as duas aulas da faculdade que mais me desgastam e estressam a semana toda , pelo simples fato de querer continuar numa vibe positiva.


Você também pode fazer isso : ser alegre ao invés de ser triste , buscar a solução dos maiores problemas nas coisas mais simples , amar mais do que esperar ser amado , fazer mais amizades do que querer que as pessoas gostem de você , sorrir mais ao invés de fechar a cara , tentar sair da cama mais positivo por ter ainda um dia inteiro pela frente e a possibilidade de realizar novas as velhas coisas , agradecer e perdoar mais do que esperar reconhecimento , entender cada um e sua forma de ser ao invés de julgar , de recriminar , se cuidar e ir atrás de um novo amor ao invés de chorar por aquele amor que nem te olha e sequer lembra que você existe , estudar e se aprimorar em algo ao invés de dizer que nunca teve "sorte" na vida , lembrando também de outra máxima que diz que : " o único lugar onde o sucesso aparece antes do trabalho é no dicionário ". A felicidade exige luta diária e trabalho constante para existir de forma definitiva. A vida está aí , você vai deixá-la passar assim ?

quarta-feira, 11 de maio de 2011

"Desejo , necessidade , vontade , necessidade , desejo..."

Ontem , por sugestão da minha querida amiga Má , na faculdade , li um artigo na Folha só não vou me lembrar quem escreveu agora (sou péssima para essas coisas) , mas era sobre uma pesquisa que havia sido feita sobre a insatisfação das pessoas dentro dos relacionamentos e foram , obviamente , entrevistados homens e mulheres para elencarem os problemas que eles encontravam junto de seus parceiros de convivência e também o que desejavam encontrar , no caso daqueles que eram solteiros e responderam ao questionário.


A pesquisadora destacou no artigo que , enquanto os homens eram rápidos , determinados e objetivos na resposta indo diretamente ao ponto que lhes interessava , algumas mulheres respondiam as questões com verdadeiras dissertações e ainda anexavam páginas e páginas ao questionário , enumerando assim uma série interminável de questões e de necessidades que ainda precisariam ser resolvidas dentro dos seus relacionamentos afetivos.


Modéstia à parte eu pensava que esse era um problema meu , tão único , de possuir uma insatisfação maior do que o mundo , de sempre querer mais , desejar mais , esperar mais dentro do relacionamento , mas ledo engano meu , vejo que não estou sozinha nesse barco e que algumas outras (quem sabe milhares , milhões , a grande maioria talvez ?) mulheres também se acham assim , numa querência e numa vontade de preenchimento interminável quando o quesito é o relacionamento. Uma outra amiga minha me disse uma vez que a questão é que quando ganhamos um botão de rosa , muitas vezes , gostaríamos e ficamos achando que deveríamos , na verdade , ter ganho um buquê inteiro...fiquei pensando nisso por um bom tempo e não é que deveríamos nos apegar mais na qualidade do que na quantidade ? Mas , infelizmente , não é assim que acontece... não pensamos e tampouco agimos assim !


O artigo de ontem ainda dizia que os homens acreditavam que não são capazes de suprir todas as necessidades de uma mulher e que para isso seria necessário que cada uma de nós tivesse três ou mais homens que atendessem a todas as vontades , desejos e necessidades. Ei...aí já é muito , né ? Mas o pior é que eu vejo , em algumas das situações , muitas mulheres sugando e arrancando literalmente a alma de seus parceiros e isso me faz ver que não sou assim uma pessoa tão exigente , não. Acredito até que nem cobro mais do que mereço receber ! Não exijo mundos e fundos de alguém para estar comigo e o que cobro intensamente e ferozmente é carinho e atenção e acho que isso é um básico do relacionamento. Gosto de aconchego , de colo , de palavras de carinho , de carinho mesmo , beijo e abraço e acho que isso todo mundo merece e tem muito direito , sim ! No mais , o que vier é lucro (será que é pedir muito ?). Só sei que eu quero inteiro e não pela metade...

Comida

Titãs

Composição : Arnaldo Antunes / Marcelo Fromer / Sérgio Britto

Bebida é água!
Comida é pasto!
Você tem sede de que?
Você tem fome de que?...

A gente não quer só comida
A gente quer comida
Diversão e arte

A gente não quer só comida
A gente quer saída
Para qualquer parte...

A gente não quer só comida
A gente quer bebida
Diversão, balé

A gente não quer só comida
A gente quer a vida
Como a vida quer...

Bebida é água!
Comida é pasto!

Você tem sede de que?
Você tem fome de que?...
A gente não quer só comer
A gente quer comer

E quer fazer amor
A gente não quer só comer
A gente quer prazer
Prá aliviar a dor...

A gente não quer
Só dinheiro
A gente quer dinheiro
E felicidade

A gente não quer
Só dinheiro
A gente quer inteiro
E não pela metade...

Bebida é água!
Comida é pasto!
Você tem sede de que?
Você tem fome de que?...

A gente não quer só comida
A gente quer comida
Diversão e arte
A gente não quer só comida
A gente quer saída
Para qualquer parte...

A gente não quer só comida
A gente quer bebida
Diversão, balé
A gente não quer só comida
A gente quer a vida
Como a vida quer...

A gente não quer só comer
A gente quer comer
E quer fazer amor
A gente não quer só comer
A gente quer prazer
Prá aliviar a dor...

A gente não quer
Só dinheiro
A gente quer dinheiro
E felicidade

A gente não quer
Só dinheiro
A gente quer inteiro
E não pela metade...
Diversão e arte
Para qualquer parte

Diversão, balé
Como a vida quer
Desejo, necessidade, vontade
Necessidade, desejo, eh!
Necessidade, vontade, eh!
Necessidade...


terça-feira, 10 de maio de 2011

A vida é feita do que inquieta

Tudo é uma inquietação. Traz um nó aqui dentro , uma nova reflexão. Saber o que não se sabe , abrir-se para o novo , arriscar-se.

A vida é feita de inquietações , de mover-se , do inesperado , daquilo que não sabemos e apenas sentimos , da sorte de todas as coisas juntas , ao mesmo tempo , rememorando nosso abraço , fazendo-nos sonhar com o passado e desejar o futuro porque estamos imersos em nossos saberes soltos no tempo.


A alma imperfeita sucumbe aos desejos da vida , dessa vida que não é nada mansa , dessas histórias todas que não são nada fáceis , dos nossos momentos que não são os mesmos e nunca serão porque cada um viverá a experiência do seu modo , com suas interpretações , se inquietando do seu jeito e tendo as suas impressões.

A vida é uma enorme inquietação e a prova maior disso é que estamos aqui sempre , sentindo e vivendo cada momento , com nossas dúvidas e nossos prazeres , e é disso que me alimento todos os dias !

segunda-feira, 9 de maio de 2011

O dia é esse !

E por quê muitos odeiam a segunda-feira ? Porque se despediram do final de semana , dos encantos e das delícias que curtimos sem responsabilidades , sem ter de acordar cedo , sem outras obrigações , sem pensar em nada a não ser na vida.

Mas eu , sei lá mesmo se sou desse planeta , porque amo , de paixão , a segunda-feira e não vejo a hora que ela chegue. Porque é aqui , nessa balada de início de semana que me organizo e vejo tudo o que ainda tenho pela frente...


É na segunda-feira que entram os eixos dos meus planos , que verifico tudo aquilo em que preciso estar ou fazer e é aqui , na magia desse dia que inteiro meus assuntos dos próximos outros dias.

Amo também a segunda por ser o primeiro dia de uma semana inteira de novas coisas a fazer , projetos , trabalhos , perspectivas e tudo mais. Ainda pra completar , na faculdade é um dos melhores dias , com aula de Filosofia e Ciências Políticas com o super Manduco.... Pra quê mais ?


A segunda sempre compensa qualquer outro dia que tenha sido ruim na semana passada porque vem sempre desenhada de esperança , do que é novo , do recomeçar , do livre arbítrio e de todas as próximas "vibes" que ainda hão de chegar... A-DO-RO !

Que a minha energia para esse dia possa reverberar , pelo menos um pouquinho , no coração daqueles que não curtem esse dia tão maravilhoso. Sempre é tempo de recomeçar !!!

sábado, 7 de maio de 2011

Quero amar sempre

Não me importo em quantas vezes já sofri ou já fui maltratada , ignorada , esquecida diante dos revezes do amor. Nas questões do coração sou como um gato , tenho bem mais do que sete vidas... Mas a conclusão a que chego e nunca me abandonou esse pensamento é o de que quero amar para sempre , porque é só através da energia amorosa que aprendo , que consigo crescer , que consigo evoluir de verdade.


Talvez essa couraça desenvolvida ao longo do tempo seja o que tenha me temperado , seja o que me dê o sabor a vida , seja o que me traga coragem para enfrentar os desafios , seja tudo aquilo que vai em minha alma.

Sabe como na música da Rita Lee : ..."as águas vão rolar , não vou chorar , se por acaso morrer do coração. É sinal que amei demais , mas enquanto estou viva e cheia de graça talvez ainda faça um monte de gente feliz..." , é bem assim o que sinto ! Totalmente ! Mesmo tendo certas decepções o bom do amor sempre fica e  nos devolve a certeza de que fizemos o melhor , fomos o melhor enquanto ali e compartilhamos , em grande parte , do melhor do outro também. Compartilhamos as ideias , os sentimentos , os gostos , os sentidos e isso é tão profundo !

Ontem na aula , os dois professores de IED comentaram sobre o amor em aspectos diferentes , o primeiro nos disse que o amor é um direito que não exige determinação específica , não está na legislação da forma integral , positivada , escrita , mas mesmo assim ele existe e deve ser preservado , por isso foi mais que justa a decisão da aprovação do STF na união estável entre pessoas do mesmo sexo. Ora bolas , o amor não conhece fronteiras e ao negarmos isso estaríamos caminhando ao retrocesso. Os mais tradicionalistas dirão que isso vai contra a instituição da família , mas a família da atualidade vai muito além de um homem e de uma mulher e , se somos iguais perante a lei os direitos relativos a isso também devem ser , senão onde está a justiça ?


E o outro professor disse que o amor não pode ser provado cientificamente por não ser uma matéria concreta , mas sim um sentimento abstrato , quando ele tratava da explicação da classificação das ciências. Ora , podemos sentir , experimentar , desejarmos , nos apaixonarmos , nos encantarmos mas não há como enxergar tudo isso a olho nu , não há como pesar nada disso numa balança , não há como medir essas reações ou sentimentos com uma fita métrica , não há como prender e apreender o amor para estudo em laboratório. Mas ele existe e ninguém duvida disso !  E é tudo o que eu quero para mim sempre , quer seja em sua fase boa ou ruim , quero tê-lo em minha vida a todo momento porque faço dele o meu combustível , o meu impulso vital , o sumo do meu alimento e a parte mais essencial da minha alma.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Mas por quê temos de nos achar tão importantes ?

A quinta-feira é definitivamente o pior dia  desse semestre em minha vida na faculdade. Toda semana é a mesma coisa e , ao acordar , já me lembro de que o dia começou e que a noite irei , mais uma vez pagar todos os meus pecados assistindo as aulas da grade.

Não que os assuntos não sejam interessantes , pelo contrário , deveriam ser muito mais do que apenas duas disciplinas constantes no currículo do curso , porque a Sociologia e a Economia exercem , na atualidade , papéis fundamentais em nosso meio social e trariam simplesmente assuntos de notoriedade a serem discutidos e absorvidos por nós , iniciantes no primeiro semestre da graduação de Direito , ávidos por conhecimento e por absorver ao menos o mínimo do que compete a cada disciplina.


Porém , não é o que acontece nesse dia e nesse dia ainda temos de encarar duas figuras que se qualificam ali em nossa frente como os professores das tais disciplinas e que colocam-se na qualidade de mais palpiteiros do que realmente de mestres que sabem explorar todo o universo do conhecimento que eles dispõem nas mãos. Ficam ali a torto e a direto emitindo as opiniões deles , principalmente as políticas , a respeito do que consideram certo e do que condenam , do que acham perfeito e do que acham imperfeito , sendo que consideram perfeito aquilo que está fora do Brasil e imperfeito aquilo que está dentro das classes menos favorecidas , que está nas bases mais baixas ou que comporta a periferia , a margem.


Óbvio que o nosso país não é mesmo nenhum modelo de perfeição e ainda caminha a passos mais que de tartaruga em todos os assuntos e quesitos sociais e muito ainda deve ser mudado. Mas de nada adianta ficarmos ali , sentados com as nossas bundinhas na cadeira apontando todos os defeitos , apontando todas as mazelas e , principalmente , como eles fazem , considerar imperfeito aquilo que deveria ter sido corrigido há anos e não há apenas oito anos como se deu o início ao que já poderia ter sido antecipado por outros governos anteriores. Existe um Brasil que o próprio Brasil não conhece e nem quer olhar pela janelinha para conhecer , daí é mais fácil ficar criticando.


Não quero aqui defender nenhuma posição política  , mesmo porque meu humilde espaço não tem a pretensão de discorrer sobre tais assuntos , mas o que quero elucidar aqui é que eles se colocam numa posição confortabilíssima por terem sido privilegiadamente favorecidos por terem condições de frequentar boas escolas e de terem sempre um ensino de qualidade , mas sequer terem vivenciado a dura realidade que abrange a grande maioria do povo do nosso país e, dessa forma , não têm moral nenhuma para atacar da forma como fazem a população menos favorecida , a população que movimenta a grande massa do país , achando que são os tais , que são os reis , que podem tudo e ficam ali massacrando a cabeça de gente com as opiniões deles. Criticar é mesmo muito fácil , mas fazer algo em prol do que merece ser feito ninguém quer , ninguém quer fazer o "trabalho sujo" , envolver-se com o povo , defender uma causa ou mesmo contribuir com alguma ideia que realmente valha a pena e mude a condição de modo positivo e fundamental.  Ok ! Nem mesmo eu me considero perfeita e nem quero fazer do que penso verdade absoluta , só não quero ter de ficar ouvindo aquilo com que meu coração não concorda. Está errado ? Está ! Mas faça alguma coisa para melhorar ao invés de criticar , aja , movimente-se e não apenas aponte os erros e divague sua opinião por aí , faça por merecer.


Ora essa, nosso professor de Filosofia mesmo diz que ele não é pago para ir até lá e dar a opinião dele , mas sim , dar aula e é o que ele faz com maestria ! E por quê eu sou obrigada a ficar ouvindo a opinião desses dois toda quinta-feira ? Porque eu mereço , porque se não fosse isso o curso seria mais-que-perfeito , porque eu ainda tenho pecados para pagar e porque sempre há de existir algum defeito e esse é o maior defeito que encontro , que , aliás , é defeito para mim mas pode não ser para a maioria das pessoas que concorde com o que eles pensam. Para ter ideia para postar no Blog , para me indignar com muitas coisas , para me libertar dos meus preconceitos... Que esse semestre acabe logo ! É um apelo e não um pedido !


QUE PAÍS É ESSE ? (Legião Urbana)

Nas favelas, no senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação

Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?

No Amazonas, no Araguaia iá, iá,
Na Baixada Fluminense
Mato Grosso, nas Gerais e no
Nordeste tudo em paz

Na morte eu descanso, mas o
Sangue anda solto
Manchando os papéis, documentos fiéis
Ao descanso do patrão

Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?

Terceiro mundo, se for
Piada no exterior
Mas o Brasil vai ficar rico
Vamos faturar um milhão
Quando vendermos todas as almas
Dos nossos índios num leilão

Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?

(Quando foi mesmo que o Renato fez essa música ? Ontem ? Há quanto tempo isso ainda se repete ?)

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Pelo Amor ou Pela Dor ?

É certo que nessa vida muitas coisas aprendemos e apreendemos e certos sentidos nos são semeados ao longo da jornada e , mais que isso , algumas vezes esses sentidos encontram raízes mais profundas e precisam ser apurados , melhor sedimentados e mais bem aproveitados durante nossa existência. Por isso são colocados em nosso caminho de duas maneiras : pelo amor ou pela dor.


O aprendizado é efetivo nos dois modos , entre os dois jeitos e cada qual irá decidir como melhor irá aproveitar o que sorver de suas experiências , quer seja pela ação do amor ou pela ação da dor.

Confesso que ambos são dignificantes , embora andem em polaridades diversas , em fundo , trazem a mesma essência , bebem da mesma fonte e não há como separá-los de uma forma mais eficaz porque todos nós sabemos que o amor sempre carrega em si mesmo algo de dor e a dor sempre derrama também , em determinado momento , um pouco de amor.



O importante é saber o que absorver da experiência , que lições tirar , o que definir após a situação terminada ou para onde seguir porque esses instrumentos sempre nos levarão a algum caminho , sempre nos abrirão algum horizonte indeterminado ou determinado para um lugar que deveremos atingir.

Pelo amor aparentemente as experiências parecem ser mais aprazíveis , mais apaziguadas , mais providas de afeto , de siginificado e de relevância. Só aparentemente , porque , na verdade , possuem a mesma profundidade e complexidade das experiências aprovadas pela dor.


Na dor o que mais aprendemos é como deixar de ser vítimas , é minimizarmos o tamanho do problema , uma vez que encontraremos pessoas em situações muito piores que a nossa com dores extremamente maiores e também o porquê daquela dor nos servir para algum tipo de aprendizado , tentando mesmo encontrar a raiz do problema e não apenas lamentar porquê tal tipo de efeito está acontecendo em nossa vida naquele momento.

Quer seja pela dor ou pelo amor , sempre é tempo de aprender e , mais ainda , sempre é tempo de crescer naquilo que buscamos , naquilo que esperamos ser e transformar nossas vidas. Devemos lembrar também que nem todo sofrimento é eterno e nem todo amor também deva ser , todas as coisas duram o tempo necessário que precisam em nossas vidas e os momentos existem para serem sorvidos enquanto houver importância , no mais , foram momentos que tornaram-se ternas lembranças de uma bela e profunda experiência...

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Novos Rumos

Nos últimos dias fiz uma verdadeira trilha profunda aos meus caminhos interiores. Foi como uma peregrinação que buscasse a mim mesma , que me mostrasse o sol dos meus dias e que me levasse pelas mãos através dos profundos mares de minha própria existência.

Mergulhei fundo em minhas águas e resgatei parte de minha alma que andava longínqua e solitária desfrutando por antigas emoções. Percorri caminhos estreitos , vi lagos , subi montanhas , atravessei desfiladeiros inteiros em dias e dias intermináveis de solidão até que me encontrei , me achei e me dei novamente as mãos...


Essa sensação de reencontro , de equilíbrio , de paz e de serenidade é uma sensação plena , de grandiosidade e que me dá um alento firme e uma certeza de que é possível prosseguir ainda mais e é possível crescer e evoluir ainda mais , bastando apenas confiar em si mesma e acreditar na verdade que trago em minha própria essência.

O coração silenciou e a mente cessou o seu trabalho incansável e repetido que há dias me movimentava e trazia toda uma angústia ao meu respirar , ao meu viver. Que essa experiência e sensações possam ser plenas e sentidas por todo o meu Ser , por todo o meu Eu , em profundidade e em verdade , me dando novo sentido à vida.


Sinto que agora sigo em paz e novos rumos serão descobertos e traçados e isso , aqui dentro , no mais profundo de minha alma , não há preço que pague.

O mais certo é que dividi essa busca e tais descobertas desse novo caminho com importantes Mestres , seres aqui da Terra , enviados por Deus , que me botaram a mão no destino e desviaram completamente meu curso , me fazendo enxergar e olhar tudo aquilo que jamais havia visto ou encontrado antes. Parece até filosofal demais esse texto , né ? Mas esse texto carrega a mais pura essência que habita em meu Ser hoje e traduz a cópia fiel da minha realidade : uma plenitude de Paz. Que assim siga para sempre !

terça-feira, 3 de maio de 2011

Da ternura que se move entre nós

Entre nós , nós tão entrelaçados de nós mesmos , tudo o que se move agora é a ternura , a amizade , a alegria e que seja sempre assim , pois como já disse parafraseando o querido Quintana , a amizade é um amor que nunca morre...


Não falo aqui de amor que se perde pelo tempo ou pelo espaço , de amor dolorido que se quebra ou se arrebenta em mil pedaços , falo aqui de amor que transcende e transformou a realidade desde o princípio em que o fez existir. Não falo aqui de amor carnal , mesmo porque não disse "sexo" , falo aqui de amor único , aquele sentido transbordante que poucos , mas realmente muito poucos corações conseguem alcançar em toda uma existência. Amor que abranda e suporta qualquer diferença de matéria ou existência.


Um amor que Osho sempre diz ser o verdadeiro , o essencial , porque não gera cobranças , não prende , não sufoca , não sucumbe , porque aliás nenhuma dessas coisas traz o verdadeiro sentimento , o inigualável. Falo de uma melodia sublime que toca o coração em mil acordes e festeja a vida por todos os dias em que pôde existir e hoje , transformada em ternura , continua a reverberar o som sem perder a magia e o encantamento.


A ternura , no dicionário , traduz-se por afeto , meiguice , carinho e é tudo que tenho quando te vejo , quando te encontro , quando nos falamos. Que a ternura nos brinde ao som da eternidade , nos mantenha conectados , nos mantenha próximos , nos preencha , nos alimente e nos complemente em nossos atos de profunda e duradoura amizade.
São ternos todos os meus amigos , daqui e da realidade. São ternos todos os meus momentos , é terna minha vida , eterna...

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Da Arte de ser Mãe

Ainda não sou , mas espero muito ser algum dia , como muitas mulheres pensam e desejam e lutam por isso até...
Mas nessa semana e nas últimas que ficaram para trás , meu coração se entristeceu um pouco mais , um pouco , não , aliás , muito , com os noticiários na televisão que mostravam várias mulheres , as quais aqui não as consigo classificar como mães , que abandonaram seus filhos em lixos , em caçambas , em ruas desertas , em portas de casas , enfim... Mulheres que rejeitaram crianças , bebês recém nascidos com poucas horas de vida ou poucos dias alegando não terem condições financeiras para criarem estes filhos ou sei lá o quê mais poderia ser "alegado" num caso destes.


Não sou ninguém para julgar , mesmo porquê quando apontamos o dedo para alguém , outros três se voltam a nossa direção , mas em meu coração não é possível aceitar que se faça isso com uma pessoa , com um bebê , indefeso que nem sabe sequer falar ou expressar claramente seus sentimentos , suas dores , suas vontades , suas desesperanças. Meu coração fica muito apertado diante de tamanha crueldade a que um ser humano pode fazer e , num caso desses , meu coração e minha alma inteira se inundam de tristeza.


Ontem , num resumo da reportagem sobre a criança abandonada em Praia Grande , mostraram também o rapaz que encontrou o bebê e a história dele. Ele está vivendo na rua porque foi tomado por uma depressão profunda após ter se separado de sua mulher e ter sido afastado de seu filho de oito anos , um filho que ele ama muito e nunca esqueceu e traz como seu maior tesouro da vida. Um rapaz humilde , mas muito educado , que fala muito bem e traz em seu coração algo mais valoroso que qualquer riqueza , que qualquer dinheiro , que qualquer fortuna , traz em seu coração o amor incondicional pelas pessoas , principalmente pelo ser humano , que o fez salvar ali aquele bebê do frio e de toda a sorte que o apresentasse naquele dia. E a imprensa elaborou o reencontro do rapaz herói e seu filho , e foi algo de muita emoção e de grande felicidade para ambos que sentiam a falta imensa um do outro !


Antes de pensarmos em ser Mãe e , domingo próximo o comércio realizará mais uma comemoração em prol de todas as Mães , precisamos avaliar se estamos realmente preparadas para amarmos incondicionalmente outro ser , se estamos em condições de passarmos toda nossa vida nos dedicando , cuidando , criando , educando e amando esse ser que será o nosso maior fruto , a nossa maior bênção por toda a vida. É preciso muito amor para ser mãe , é preciso mais do que isso , é preciso que se construam fortes e densos valores em nosso coração para desabrocharmos para esta vocação. A desculpa de não se ter condições financeiras para sustentar mais um filho não é válida , muito menos digna , porque conheço muitas mães que deram conta de cuidar de seus filhos sempre trabalhando muito , de sol a sol , mesmo com poucos ou quase nenhum recurso e nem por isso esses filhos hoje são pessoas indignas. Foram amados e criados com dificuldade , mas receberam um mínimo de assistência de suas zelosas e sempre batalhadoras mães.


E para aquelas que apenas reproduzem , porque aí não entram nesse mérito de ser Mãe , são mulheres que cumprem a função biológica de reproduzir , dão a luz e acham que as crianças são pequenos animaizinhos ou pedacinhos de carne que podem ser abandonados...Para estas , é preciso a compaixão e a misericórdia divinas , para que sejam perdoadas por seus atos. No filme do Chico Xavier , ao final , eles dedicam o filme às mães que cometem aborto provocado e ainda encerram com uma frase da Madre Tereza de Calcutá que diz mais ou menos assim : "Como podemos acabar com a violência se permitimos às próprias mães que matem seus filhos no ventre." Pior ainda do que matá-los no ventre é deixá-los a mercê da própria sorte , abandonando-os pelo mundo , sem sequer saber o que será deles no futuro...